terça-feira, 25 de maio de 2010

Queijadinha

Queijadinha é um típico doce brasileiro, feito de queijo e côco, oriundo da culinária portuguesa e um dos poucos que não têm origem nos conventos das ordens religiosas, talvez pelo fato de ser um pecado da gula.

Porém, é extremamente doce e dois, no máximo três já deixa “enfarado” e mais do que isso começa a arranhar a garganta e dar aquela vontadezinha de “ir ali no banheiro” dar uma vomitadinha e jurar que nunca mais você vai comer côco na vida. Sabe como é... Vira o que a linguagem xula chamaria de um “treco repugnante”.

Pois bem. Separei uma, note bem, uma queijadinha na merendeira do meu filho e um saco com vinte queijadinhas para levar para o trabalho e repartir com a mulherada da minha sala. Não é que minha empregada pega o saco de queijadinhas e coloca na mochila do Guigo por engano e ele chega da escola com dor de barriga e carinha de triste e me diz:
- Mamãe, eu até tentei comer todas as queijadinhas que tu me mandou na merenda. Mas eu não consegui e minha barriguinha ta doendo.

É meus caros leitores, acho que o coitadinho acaba de adquirir um trauma gastronômico e não vai mais gostar de queijadinha pelo resto da vida. Será que o Conselho Tutelar vai me chamar por causa disso? Será que aceitam suborno em troca de umas queijadinhas?