quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nunca sei o que dar de presente

Não sei você, mas eu nunca sei o que dar de presente para as pessoas. Sempre fico imaginando que se eu fosse ela gostaria do presente, mas no fim, mudo o foco porque ela é outra pessoa e logicamente deverá gostar de outra coisa. Aí está o meu erro.

É muito bom dar um presente que fique muito claro no rosto do presenteado que ele gostou. Mas acho que no meu caso acontece o contrário, a pessoa abre e faz uma cara de “o que é que eu digo agora?” depois de abrir o pacote.

Já estou achando interessante aquele cheque-presente que a pessoa vai e escolhe o que quer, mas pensando bem é um transtorno “forçar” a criatura a ir na loja que “eu quero” ao invés de ficar em casa apenas recebendo o presente.

Certa vez dei um conjunto de churrasco para o meu pai e um belo dia tinha um aniversário de um amigo para ir num domingo e não havia nem uma loja aberta para que eu comprasse o presente (detalhe: eu sou daquelas pessoas que deixam de ir nos aniversários se não levar um presente!). Foi então que meu pai salvou a minha vida. Foi lá na garagem e trouxe um conjunto de churrasco dizendo:

- Dá “isso” aqui para o teu amigo. Eu ganhei uma vez mas nunca usei porque é muito comprido. Ta até lacrado na caixa. É ruim de usar. Até pensei em cortar os cabos para tentar usar “isso”. Fiquei olhando com cara de “não acredito”. (Puxa pai! Eu que te dei “isso”. E custou caro, pô!).

Como se não bastasse minha mãe completa com a seguinte frase:

- Isso é típico dos presentes da Renata, e largou uma gargalhada comprida como o cabo do conjunto de churrasco.

Fiquei pensando, como assim típico dos presentes da Renata? Então lembrei que depois de um aniversário da minha irmã que comprei um vidro com pimenta e não sei mais o quê dentro, a minha mãe nunca mais parou de debochar da minha cara. E eu achei tão bonito o tal pote para colocar na cozinha...

Pior foi o conjunto de fondue que dei para um casal de amigos e depois fiquei sabendo que eles ganharam “só” 12 conjuntos daqueles.

Agora estou atenta. Quando alguém diz que gosta muito de alguma coisa eu anoto na agenda no dia do aniversário do vivente. Se a pessoa está de casa nova eu me anteno de comprar algo legal para a casa. Se colocou silicone nos seios, já presenteio com um lindo sutiã.

O orkut tem me ajudado muito. Sério. As comunidades dos aniversariantes dizem muito da personalidade deles. Foi ali que descobri que Ferrero Rocher é tudo de bom na vida de uma amiga minha e ela amou quando dei a caixinha dos bombonzinhos favoritos.

Preciso limpar a imagem de “entregadora de presente de grego” que eu tenho. É uma questão de honra pra mim.

Pelo menos eu nunca dei dois cinzeiros dizendo EU E VOCÊ, nem duas araras de gesso ridículas para colocar na parede. Se eu ganhasse isso iria procurar a câmera escondida do Faustão, dar uma sonora gargalhada e pensar: ele tá me sacaneando, que bonitinho.

Por dentro eu sou assim.