quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O ato de cumprimentar

Vivemos numa sociedade e por mais que dê vontade de baixar a cabeça e não olhar para a cara de ninguém num dia de TPM, cumprimentar as pessoas é algo que deve ser feito independente de querer ou não.

Cumprimentamos automaticamente sem nem pensar muito. Outras vezes falamos um simples oi com um pensamento crítico em relação a pessoa que nos cumprimentou. Se cumprimentarmos e ela fingir que não viu, daí sim os pensamentos pioram no grau da crítica.

As pessoas normalmente estão com pressa e muitas vezes respondem um “oi tudo bem” apenas como uma forma de cumprimentar mesmo. Na verdade elas pensam:
- Oi. (estou com muita pressa...)
- Oi. (não tá nada bem, mas tudo bem...)
- Oi. (quero que você se exploda, nunca me cumprimenta e agora fica aí com um sorrizinho amarelo...)
- Oiê! Tudo bem! E contigo tudo bem? (Pergunta se eu quero sair pra jantar! Pergunta! Diz que eu tô linda! Fala alguma coisa seu idiota!)
- Oi. (mas tu tá gorda hein? Credo!)
- Oi. (mas o que ela tá fazendo que tá tão magra? Deve estar se entupindo de boleta!)
- Oi. (esse aí deve estar mexendo com tóxico, de carrão novo!)
- Oi. (O babaca bem faceiro com as guampas lá no teto)
- Oi. (PQP vai ser lindo assim lá em casa!)
- Oi. (Melhor agora que tu chegou. Ai Meus Deus que boca linda!)
- Oi. (Imagina essa criatura limpando o nariz, pelado, sentado no vaso. Não deve ser tão lindo assim. Pensando bem, deve sim.)

Pois bem, existe diferença entre o "oi" e o "ó". O “ó” é desprezível. Você despreza alguém, mas larga um “ó” ao invés de “oi”. Nesse caso o pensamento é bem sutil tipo:
- Ó. (Babaca).
- Ó. (Imbecil).
- Ó. (Ridículo).

Normalmente eu respondo tudo bem e contigo? A pessoa responde tudo bem e saímos bem faceiros pela rua. Na maioria das vezes respondo como se estivesse no piloto automático. Nem penso na resposta, cumprimento e sigo pensando no que eu tenho para fazer naquele momento. Tipo:
- Oi tudo bem? (pensando: Acho que uns 500 gramas de guizado dá para fazer uns quantos pastéis. Vou comprar essa quantidade mesmo!)

Mas nem sempre é assim. Em alguns momentos digo: Oi tudo bem? E a pessoa me pega pelo braço e começa:

Bem...Não tão bem, a Vó Tertuliana morreu faz 1 ano, simplesmente dormiu e não acordou até hoje. A Vó Marculina morreu faz bem pouquinho tempo, essa sofreu como uma condenada coitada! Teve AVC e depois pegou pneumonia. Pra completar ficou com umas feridas na perna de tanto ficar deitada que era a visão do inferno. Foi um horror! Eu to bem agora, mas me separei há três anos atrás menina e foi um horror, chorava todos os dias, quase me desidratei, sabecumé né, a gente nunca espera que vai levar um chifre e quando vê pá o chifre tá lá bem grande no meio da nossa testa. Sabe que já que tu perguntou eu lembrei de te contar que o pai está bem, mas casou com uma bisca que não sei nem de onde ele tirou, tá morando atrás da casa do Leôncio, mas tá feliz é o que importa. A mãe já é mais complicado porque tá com artrite, artrose, labirintite, lordose e gastrite. Affff....Resumidamente é isso... Tirando que passei a noite toda com dor na bexiga com uma cistite horrível. Já falei com o Dr. Astério, mas ele me disse que já me deu todos os remédios possíveis para infecção urinária e não sabe mais o que vai fazer comigo. Eu acho que deve ser um tumor maligno de repente, que tu acha? Me diz, afinal tu já trabalhou na Unimed, tu é praticamente médica, de repente tu até sabe o que eu posso tomar para a dor na coluna. Tu acredita que ontem eu não conseguia me levantar da cama de tanta dor? Mas assim, só dói quando eu respiro sabe?

Daí eu respondo:
- Credo! Já pensou em fazer Yoga? Yoga é ótimo! (Já me distanciando).
- Mas criatura eu não consigo ter tempo pra nada! Só fico limpando a casa e cozinhando para a família inteira. Já te falei que o meu filho se formou? Pois é... Vai casar. E tu acredita que vai morar bem longe de mim? Eu não acredito nisso, vou tentar fazer alguma coisa, mas sabe como é minha nora.
- Bueno, eu preciso ir, outro dia a gente se fala, manda um abraço para a família!
- Peraí, volta aqui guria, deixa eu te contar...
- Desculpe, to com uma pressa danada. (Engata uma “primeira” nas pernas e te arranca de perto da criatura!)

Concluindo: Mesmo que você esteja muito mal e o mundo esteja caindo com um tsunami vindo em tua direção, simplesmente responda: - Oi, tudo bem! E siga caminhando em direção ao seu destino. Só isso. FUI CLARA?