quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E o dente de leite caiu

Meu filhotinho acaba de perder seu primeiro dentinho de leite. Pode parecer algo banal que acontece corriqueiramente na boca de milhares de crianças por aí. Mas não pra mim que encaro isso como uma transição de uma etapa da vida.

Estar com ele nesse momento foi muito importante pra mim, pois tinha medo de como ele reagiria diante do sangue que sai em grande quantidade embora sem dor. Queria estar com ele para tornar aquele momento especial como um ritual de passagem. E consegui. Percebia que as risadas que ele dava era de nervosismo e a maneira como agi no momento fez com que ele percebesse que aquilo era importante acontecer.


Tiramos fotos, mandamos mensagens avisando o acontecido. Brindamos com guaraná. Guardei o dentinho com carinho na minha caixa de jóias para banhar sua base com ouro e colocar na minha gargantilha onde levo um bonequinho que simboliza meu filho. Mãe boba que sou, na agenda anotei: Primeiro dentinho do Gui caiu com seis aninhos no dia seis.


Combinei com ele que o primeiro dentinho seria meu, pedindo desculpas a fada do dente que no próximo irá trocar por um lindo presente, comemorando o momento em que ele amadurece e deixa de ser “aquela criança” que antes não tomava banho sozinha e ainda usava a mamadeira.


Quando olho para os olhinhos dele, sorrindo para o espelho conferindo a “porteirinha” que ficou entre os dentes, percebo que tudo passa muito rápido e sei que daqui uns dias o meu gurizinho estará pedindo a chave do carro.

Assim é a vida. Foi assim com meus pais e agora está sendo comigo. Os ciclos se repetem. A vida segue. O mundo gira. Que bom poder ver poesia nessas pequenas coisas. Que bom poder olhar o cotidiano com olhos de quem sabe amar.
E o dente de leite caiu Mesmo assim o Guilherme sorriu Em meio ao sangue que escorria Um momento, uma alegria Temos que comemorar Registrando o terminar Acaba uma etapa de vida Pra iniciar outra mais colorida Aos olhos de quem sabe amar